Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

segunda-feira, 28 de março de 2016

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)



Embora muitos não saibam, mas um dos sistemas que mais é afetado por algum problema ou patologia nos felinos é o sistema urinário. Os principais problemas vistos na clínica são os cálculos urinários, obstrução das vias urinárias e inflamação da bexiga (cistite), também conhecidos por Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF). O que torna esses problemas tão preocupantes é que além de causarem dor e desconforto, ainda podem reaparecer (em cerca de 70% dos casos) após o primeiro episódio de obstrução. Apesar de não haver uma predisposição em relação ao sexo, a uretra é mais longa e mais estreita nos machos, e esta particularidade anatômica parece aumentar o risco de obstrução por processos inflamatórios ou por cálculos urinários nos mesmos. Os gatos afetados têm geralmente uma idade compreendida entre os dois e os seis anos, e o risco de desenvolverem estas doenças diminui com a idade.


Quais as causas?


A causa muitas vezes ainda é incerta, porém o fato de a espécie felina não ingerir muita água, comparada a outras espécies, já é um fator determinante, juntamente com o fato de que as dietas comerciais de hoje geralmente contém ingredientes com baixa umidade. Outros fatores que aumentam o risco desses problemas são:
- Stress (por mudança de ambiente ou qualquer outro motivo);
- Processos inflamatórios;
- Obesidade (levando ao sedentarismo e diminuindo ainda mais a ingestão de água);
- Retenção urinária (principalmente por questões higiênicas);
- Problemas anatômicos e tumores (que também podem causar obstrução).


Como reconhecer?


As principais alterações e mais evidentes pros proprietários, são as alterações comportamentais, como o fato de usar a caixa de areia mais vezes, urinar fora da mesma e manter uma posição curvada durante alguns minutos na tentativa de urinar, sendo essa posição um indicativo de dor ou desconforto. O animal pode estar urinando várias vezes, porém em pouca quantidade (indicando obstrução parcial), ou não estar urinando de forma alguma (indicando obstrução total). Outro sinal seria o de lamber constantemente a área do pênis ou vulva, principalmente após urinar, o que também indica desconforto, e em casos mais graves de dor o animal pode até chegar a vocalizar. Observar o aspecto da urina também é importante, podendo a mesma vir com manchas de sangue ou com um odor diferente.


O que fazer?


Levar sempre ao veterinário, pois quando se trata de problemas urinários não se pode esperar!!! Uma coleta de urina para análise é interessante, além do uso de ultrassom e radiografia para se fechar o diagnóstico, ou no caso dos cálculos, determinar a localização exata dos mesmos, além do tamanho, entre outros aspectos. O tratamento irá depender na verdade do estado geral do paciente, em casos mais graves em que o animal não consegue eliminar urina de forma alguma, pode-se sondar o mesmo para aliviar a pressão dentro da bexiga, evitando o rompimento da mesma. Tratamento cirúrgico também pode ser necessário, pois em alguns casos o quadro evolui tão rápido que o animal pode vir a óbito, além do uso de antibióticos e antiinflamatórios, tudo isso é claro de acordo com a indicação do médico veterinário, que através dos exames será o único capaz de indicar a melhor conduta terapêutica pro seu pet.


Qual a melhor forma de prevenir?


- Cuidado com a dieta (tentar revezar entre rações secas e úmidas);
- Garantir boa ingestão de água (limpar sempre as vasilhas e trocar a água sempre que necessário);
- Uso de rações especiais (já existem rações próprias para esse tipo de problema disponíveis no mercado);
- Limpeza constante da caixa de areia (o gato é uma espécie extremamente limpa e dificilmente usará uma caixa de areia suja, fazendo com que o animal retenha urina);
- Evitar stress desnecessário.

Basicamente é isso galera! Qualquer dúvidas, comentários ou sugestões podem comentar aqui mesmo no blog ou no insta do blog @felinewsblog. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário