Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

sábado, 25 de junho de 2016

Higiene é tudo!

Hoje diversos parques e praças das cidades grandes são points para lazer de toda a família, incluindo seus pets. É o caso do Lago Jacareí em Fortaleza (Ceará), onde se tornou comum você ver pessoas caminhando, levando as crianças para brincar e os animais para passear no local, não importa o dia da semana. Há uns meses atrás estava caminhando por lá e vi algo bem legal e que me chamou a atenção, uma caixinha verde pendurada em um poste com o nome "Cataê", no verso da caixinha dizia o que mostra a foto abaixo:

 








 Como a foto não saiu muito boa, não lembro se a realização partiu da prefeitura da cidade ou de outro órgão, mas achei uma iniciativa muuuuuito legal, pois muitas pessoas sabem que devem andar com saquinhos para recolher as fezes dos seus animais e ainda assim não o fazem! As caixinhas parecem ser algo super simples e barato de se fazer, então fiquei me perguntando o porque as prefeituras de todas as cidades não fazem o mesmo?! As pessoas deviam ter consciência da importância que é para a saúde pública, manter a higiene de um local onde pessoas e animais convivem juntos, evitando assim a transmissão de diversas doenças. Sendo assim, porque não falar um pouco do assunto voltado também para o ambiente domiciliar, já que é onde temos um contado ainda mais íntimo com os nossos animais, mas claro voltado para os nossos amigos felinos!!!


Existe caixa de areia ideal? Quantas caixas devo ter?

Na realidade não existe 'A' caixa ideal, hoje no mercado podemos encontrar diversos modelos (abertas e fechadas) e tamanhos, mas claro, o mínimo é que seja uma caixa espaçosa o suficiente para que seu gato se sinta confortável e possa enterrar as fezes sem espalhar tanta areia para fora da caixa. Algumas já vêm com a pázinha para recolher as fezes, e outras possuem uma bandeja já fenestrada que facilita na hora da troca da areia. O indicado é que sempre se tenha pelo menos uma caixa a mais do que o número de gatos que você tem na casa, ou seja, para 1 gato deve-se ter 2 caixas, para 2 gatos deve-se ter 3 caixas e assim por diante, pois isso dará opção a mais para o seu bichano, principalmente quando uma das caixas já estiver suja.




Qual tipo de areia usar?

Vai depender do gosto e do bolso de cada proprietário, mas existem basicamente 4 tipos mais usados. A areia granulada que é a mais barata do mercado, e forma "bolões" quando o gato faz xixi, porém possui pouco controle de odor. A areia em formato de pedrinhas, porém é mais recomendada para ambientes externos, como quintais. A areia madeirinha que é biodegradável e apresenta boa absorção. E a areia sílica que apesar de ser a mais cara, possui ótima absorção, controle de odores e excelente durabilidade.
DICAS IMPORTANTES:
- Sempre mantenha as caixas limpas e em locais de fácil acesso! Gatos são animais extremamente higiênicos, e como já mencionado na postagem sobre DTUIF (confere lá!!), podem até mesmo "segurar" suas necessidades até encontrarem um local limpo para fazê-las, podendo levar a problemas urinários graves;
- Pode-se colocar um tapete higiênico, ou papelão debaixo da caixa para facilitar na limpeza, caso seu gato derrame areia da caixa;
- Nunca coloque as caixas próximo as vasilhas de água e comida, isso pode fazer com que os animais não comam e bebam, ou deixem de fazer suas necessidades.
OBS: No caso dos filhotes, não é difícil ensiná-los a usar a caixa, basta deixá-lo um tempo no ambiente com a caixa e até mesmo colocá-lo dentro dela, fazendo o movimento de cavar com a pata dele, e logo logo ele já estará adaptado. :)

Para ficar sempre por dentro, não esqueça de seguir também o insta do blog @felinewsblog!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário