Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Erliquiose Felina: gatos podem ter carrapatos?!

Muita gente acha que só os cães podem ter carrapatos, pois nos felinos é mais comum a infestação por pulgas, mas apesar disso, eles também podem sim ser parasitados por carrapatos. Ectoparasitas, em geral, não são nada mais do que parasitas externos encontrados em peles, pelos ou orelhas no canal auditivo. Em geral, a espécie de carrapato que parasita os gatos é a mesma dos cães e, por isso mesmo os felinos também podem ter Erliquiose, conhecida popularmente como doença do carrapato.

Curiosidades sobre a Erliquiose Felina:

1) A primeira infecção de Ehrlichia sp em felinos ocorreu na França no ano de 1986;
2) O primeiro caso de erliquiose felina nas Américas, ocorreu no Colorado (EUA). A possibilidade de transmissão foi atribuída pela ingestão de roedores ou de parasitos desses, uma vez que os gatos não estavam parasitados com carrapatos, sugerindo que felinos domésticos pudessem servir como "hospedeiro intermediário" da doença;
3) O primeiro relato de erliquiose clínica em gatos na América Latina foi feito no Rio de Janeiro;
4) Os vetores da erliquiose felina não são conhecidos e, também, ainda não estão definidas as vias de transmissão da infecção natural, sendo provável que a exposição a artrópodes e ingestão de roedores seriam as principais causas de contaminação dos gatos. A transmissão por meio de transfusão sanguínea também pode existir;
5) A maioria dos gatos acometidos é assintomática, constituindo-se num risco maior por não serem identificados como portadores. A patogenia possivelmente deve ser semelhante a da Ehrlichia canis;
6) A sintomatologia na maioria dos casos é inespecífica, ocorrendo sintomas como: letargia, febre, anorexia, perda de peso, esplenomegalia (aumento do baço), linfadenomegalia (aumento de linfonodos), mucosas pálidas, dores articulares e desidratação, semelhando ao que ocorre com os cães. Em gatos ainda pode ocorrer hiperestesia (excesso de sensibilidade).
7) Os gatos parecem ser menos predispostos às infecções por carrapatos e aos parasitas transmitidos por esses artrópodes do que os cães. Além disso, esses animais têm uma suposta resistência inata ou adaptação às infecções, o que limita o desenvolvimento das doenças ou compromete a transmissão de agentes infecciosos entre carrapatos e gatos. Por isso mesmo os casos de Erliquiose Felina são tão "raros" ou na verdade subdiagnosticados.

Quais outros ectoparasitas podem ser encontrados em gatos?

1) Ácaros, que dependendo da espécie, podem causar:
  • Demodicoses - sendo uma não contagiosa (agente: Demodex cati) e ocorrendo principalmente em gatos imunodeprimidos, causando coceira e feridas geralmente na região das orelhas. Já a outra sendo muito contagiosa (agente: Demodex gatoi), causando uma coceira mais intensa e geralmente ocorrendo perda de pelo simétrica no corpo do felino.
  • Queiletielose - (agente: Cheyletiella blakei) sendo o principal sintoma o excesso de descamação, principalmente sobre o tronco e em geral com prurido (coceira).
  • Escabiose - (agente: Notoedres cati) gerando prurido grave, com crostas e pápulas nas margens da orelha e cabeça.
  • Otites - (agente: Otodectes cynotis) sendo característico uma secreção escura seruminosa, semelhante a "borra de café".
  • Linxacariose - (agente: Lynxacarus radovskyi) é um ácaro de pele que se alimenta da superfície do pelo e, os sintomas dependem da infestação, mas pode causar apenas prurido leve e queda de pelo.
Lynxacarus radovskyi
2) Pulgas - depositam seus ovos na pele dos felinos, produzindo lesões diretas e gerando reações alérgicas.

3) Piolhos - a infestação dos mesmos é também conhecida como pediculose.

4) Fungos - causam as famosas micoses ou dermatofitoses, esses parasitas causam infecção na pele, pelos e unhas devido à sua característica de se alimentarem de matéria queratinizada. As principais espécies que acometem os gatos são:
  • Microsporum canis - transmitida de gato para gato ou de um cão para um gato;
  • Microsporum gypseum - geralmente gatos se infectam devido ao solo ser contaminado;
  • Trichophyton mentagrophytes - gatos infectam-se através de contato com roedores, é a forma mais comum de micose entre os gatos.
 
As lesões vão sempre variar de acordo com o agente e grau de infestação do mesmo
 
A melhor forma de tratamento para cada uma dessas patologias, vai sempre ficar a critério do médico veterinário e depende também do quadro clínico de cada animal e principalmente do tipo de agente que está acometendo o mesmo. Por isso, nunca deixe de levar seu pet para um check up regular com o veterinário para um diagnóstico precoce! 
Sigam também o @felinewsblog para ficar por dentro de outras dicas rápidas e das postagens mensais do blog.;)

Um comentário: