Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

“Clipnosis” é a resposta para acalmar gatos na clínica


Encontrar uma maneira conveniente e segura de acalmar e imobilizar gatos para procedimentos veterinários mínimos sem o uso de produtos farmacêuticos soa como mágica. Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, no Departamento de Ciências Clínico Veterinárias e em uma clínica veterinária em Sainte-Foy-Lès-Lyon, França, estudou uma maneira simples de fazer isso.


"Clipnosis" seria o nome casual para um método mais conhecido como 'inibição comportamental induzida por pressão' (pinch-induced behavioral inhibition ou PIBI), um termo que descreve o método, bem como a resposta.

Clipes atualmente utilizados

Os veterinários e donos de animais sabem há muito tempo que segurar gatos por suas nucas fornece contenção adequada para aparamento de unhas ou administrando injeções. A aplicação de clipes no pescoço, para induzir a imobilidade vem sendo estudado em outras espécies, com resultados positivos, e relatórios anteriores têm documentado imobilização bem sucedida de gatos pela colocação de grampos ou clipes ao longo da linha média dorsal. No entanto, colocar clipes ao longo do pescoço de um gato não tem sido amplamente reconhecido como um método seguro e prático de contenção.
Local correto de colocação dos clipes.

Porém, após vários testes com diferentes grupos, a resposta positiva para a colocação de clipe era quase idêntica a observada em gatinhos apanhados pela pele do pescoço por suas mães. O nível de imobilização e relaxamento variou entre indivíduos, e alguns dos gatos até começaram a ronronar.

A resposta observada nestes gatos foi impressionante, e refletiu calma, contentamento, e pacientes com menos medo. Nenhum dos gatos exibiu alterações físicas ou comportamentos sugestivos de dor ou estresse. Os pesquisadores advertem que eles têm observado que o procedimento não é eficaz quando os gatos já estão animados ou agitados, e eles recomendam usar clipnosis como primeira escolha em pacientes já calmos e tranquilos antes de iniciar os procedimentos.
Posição normalmente adquirida pelo animal, após a colocação dos clipes.


Mas por quê isso funciona?

Apesar de muitos outros fatores fisiológicos e neurológicos estarem provavelmente envolvidos, a principal hipótese que explica o resultado positivo do método é a 'hipótese do transporte materno'. A maioria dos animais, não somente felinos, são carregados pela nuca quando filhotes e o uso dos clipes se assemelha a essa pressão exercida pelas mães, por isso a resposta dos animais ao método acaba sendo favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário