Cuidar da boca do seu pet muitas vezes acaba sendo um assunto que passa despercebido e é esquecido pela maioria do proprietários, porém tem uma importância tão grande quanto a limpeza da pelagem e ouvidos. Um gato com a boca sadia será um gato que consegue se manter mais limpo, não necessitando do banho, pois somente a escovação diária já seria o cuidado ideal para a manutenção da pelagem, como já mencionado na última postagem, e agora vocês vão entender o por quê.
Como e quando iniciar a escovação dentária?
A partir da segunda semana de vida os dentes de leite já começam a aparecer e com 30 a 45 dias, os gatinhos já contam com toda a dentição. A partir do quinto e sexto mês de vida, o gato começa a trocar os dentes de leite pelos permanentes. Assim como qualquer tipo de processo que exige adaptação, o ideal é que se comece desde cedo a cuidar da higiene bucal do seu felino. Acima de tudo deve-se ter paciência e começar a acostumar seu animal a tocar na boca dele apenas com o seu dedo, em seguida, se ele não aceitar bem a escova, pode-se iniciar o processo utilizando apenas uma gaze enrrolada ao seu dedo e umidecida com água, e aos poucos ir esfregando essa gaze nos dentes do seu gato, como se o seu dedo fosse a escova. Quando ele estiver mais adaptado, ai sim pode-se tentar o uso das escovas (mostradas nas fotos abaixo) e pastas próprias para animais (nunca use pasta dental humana). A escovação diária seria o ideal, mas pelo menos uma semanal, já é o suficiente para diminuir o crescimento das placas e mal hálito.
Escova de dedo |
Escova macia e de tamanho pequeno |
O que é periodontite?
Cerca de 80% dos animais com mais de 3 anos de idade (cães ou gatos) sofrem com problemas periodontais, e nem sempre os proprietários conseguem identificar que seu animal está com dor, a não ser quando o quadro já está mais avançado. Tudo se inicia com o acúmulo de placas bacterianas, que com o processo de mineralização evoluem para o tártaro, levando também a um quadro de gengivite (inflamação da gengiva), o que gera muita dor e faz com que o animal pare de se alimentar progressivamente, ficando magro e apático. Essa periodontite em quadros mais graves, pode gerar também problemas ainda maiores, como quadros renais, hepáticos e até mesmo cardíacos, pois essa contaminação bacteriana pode atingir a corrente sanguínea desses animais, se não tratada rapidamente.
Quando desconfiar e como proceder?
Antes mesmo da dor e do animal parar de se alimentar, o primeiro sinal de uma doença periodontal é a halitose (mal hálito), se você perceber isso, já tente olhar a boca do seu animal (se ele permitir e for calmo), ou já procure um veterinário de sua confiança para examiná-lo. Em muitos casos somente a limpeza (tartarectomia) pode resolver, e a escovação regular, claro, terá que ser mantida, porém se for um quadro mais avançado e que comprometa a integridade dos dentes e a saúde do animal, a extração pode ser necessária. De qualquer forma o animal terá que realizar uma antibioticoterapia de alguns dias antes de realizar qualquer procedimento, com o intuito de diminuir essa proliferação bacteriana e o risco das mesmas "ganharem" a corrente sanguínea, como já mencionado.
Antes e depois da limpeza |
DICAS:
- Cuide da saúde bucal do seu gatinho desde filhote, evitando estresse para o animal e problemas futuros.
- Tente alternar a alimentação (ração seca e úmida), pois os alimentos úmidos favorecem o crescimento dessas placas bacterianas.
- Em casos de extração parcial ou total dos dentes, não se preocupe, pois muitos animais vivem bem com isso, basta seguir as recomendações do médico veterinário.
- Sempre procure um médico veterinário para realizar check up do seu animal (inclusive limpeza dos dentes, se necessário).
Qualquer dúvida e sugestão já sabem, podem comentar aqui mesmo no face ou no insta do blog @felinewsblog! ;)
Qualquer dúvida e sugestão já sabem, podem comentar aqui mesmo no face ou no insta do blog @felinewsblog! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário