Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Processo de Introdução/Adaptação entre Felinos

   Como já comentamos na última postagem, o período de sociabilização é de extrema importância para fazer com que seu gato se torne um adulto mais sociável e menos estressado, tanto na presença de novas pessoas, como de novos animais. Se esse período foi aproveitado da maneira correta, você terá muito mais sucesso quando for preciso introduzir um novo gato na sua casa e realizar um processo de adaptação adequado.

   Ao contrário do que muitos pensam, adotar um novo membro para sua família felina, não é simplesmente colocar dentro de casa com os outros que ali já habitam e todos vão viver em harmonia. O fato deles serem da mesma espécie, definitivamente, não significa que eles vão se dar bem logo de cara, até porque dentro de cada espécie existem suas características sociais e hierárquicas que acabam prevalecendo por instinto natural.

   Independente de quantos gatos você já tenha, esse processo de adaptação deve ser seguido de forma criteriosa para que não possa acarretar um dano maior a saúde dos seus gatos e também do novo habitante. Antes de mais nada é importante sabermos que gatos são metódicos, gostam de rotina, e toda quebra de rotina pode causar estresse. O fato de se estressarem com muita facilidade, pode baixar a imunidade dos mesmos, levando seu gato a ficar doente, por isso a importância de ter muita paciência durante o processo de adaptação, não existe um prazo adequado, esse processo pode durar dias, semanas e meses, tudo vai depender das condições intrínsecas dos próprios gatos e do ambiente.
  
   Antes de trazer um gatinho para dentro de casa, é preciso preparar o ambiente e organizar um "quarto de isolamento", como uma espécie de quarentena. Colocar areia nova, brinquedos, ração, água, tudo o que o novo habitante vai precisar para passar esse período ali dentro.


Fonte: https://gatinhosproblema.com.br/




Passo inicial: Antes de qualquer coisa, deve-se levar esse novo gato para uma avaliação geral com um médico veterinário, para que se possa realizar principalmente o teste de FIV e FelV (que já falamos em postagens anteriores) desse animal, e avaliar se ele não está com outras doenças que também sejam contagiosas, assim como ectoparasitas.

Fase 1: A primeira fase começa no primeiro dia que o novo gato chega, ela ocorre com a mistura dos cheiros e troca de ambiente (tudo sem contato visual). Você pode pegar o animal no colo, para ficar com o cheiro dele na roupa, e depois ter contato com os outros, para que um sinta o cheiro do outro.

Fase 2: Pode-se tentar também a troca de ambientes, deixando com que seu gato entre no quarto de isolamento somente para cheirar, deve-se tirar o novo gato de lá, assim como as vasilhas de água e comida, para que não haja troca de micro organismos pelas partículas de saliva deixada nas vasilhas.

Fase 3: Depois de algum tempo, você pode testar o primeiro contato visual através de uma porta de vidro, por exemplo, e somente depois de mais alguns dias, fazer outro contato através da caixa de transporte, e por fim, ainda através da porta de vidro fazer o contato durante um momento prazeroso para todos, como por exemplo, na hora de se alimentarem (mas nada de contato físico até que seja repetido o teste de FIV e FelV, que pode ser geralmente em 30 ou 60 dias).


Fonte: https://gatinhosproblema.com.br/


Fase 4: Contato físico, após realização do novo teste e reavaliação com o veterinário.

    Nunca achem que essa adaptação lenta é "frescura" ou algo desnecessário, o seu gato ou gatos, precisam ser respeitados, ainda mais se já forem mais idosos (pois a imunidade fica mais comprometida). Quando não seguidos esses passos, os gatos de casa podem entrar em pânico territorial, podem considerar uma invasão e transformar essa "convivência" em "guerra". Adaptação gradual faz com que eles ganhem confiança uns dos outros e tudo se torne mais fácil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário