Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

sexta-feira, 20 de março de 2020

Acne Felina

O que é exatamente?!

   Se caracteriza por ser um distúrbio idiopático (de causa desconhecida) da queratinização folicular, ou seja, a queratina que o gato produz, pode acabar "tampando" o folículo da pele do animal, fazendo com que as glândula sebáceas produzam mais oleosidade, isso facilita a proliferação de bactérias naquele local. Dessa forma, podem ocorrer também complicações secundárias, como a furunculose e a piodermite bacteriana focal ou a dermatite localizada por Malassezia ssp. (fungo).

Principais causas

   Ainda não há um consenso sobre as causas definidas, mas diversos fatores podem contribuir para o aparecimento, como:

1) Hábitos inadequados de higiene;
2) Dermatite de contato;
3) Produção anormal de sebo;
4) Alterações hormonais;
5) Fatores genéticos;
6) Problemas no sistema imunológico;
7) Estresse (também causa imunossupressão);
8) Contato prolongado com bactérias, como por exemplo, com o uso de bebedouros e comedouros de plástico, que é um material que facilita o alojamento de bactérias, dessa forma, o ideal é a substituição dos mesmos por outros de metal, cerâmica ou porcelana.

Diagnóstico

   Se dá pelo aspecto inicial das lesões, que consiste em debris foliculares (pequenos pontos negros) e a ocorrência leve de crostas sobre o queixo, lábio mandibular e, raramente, o lábio maxilar. Nesse estágio, a doença é considerada uma questão estética e os pacientes, de certa forma, apresentam-se assintomáticos. Já uma afecção um pouco mais avançada, consiste em pápulas eritematosas e foliculocêntricas, pústulas e fístulas, dor e prurido (coceira) são variáveis. Já afecção muito avançada resulta da ruptura dos folículos pilosos císticos, com subsequente reação de corpo estranho, autotraumatismo e infecções secundárias. O diagnóstico secundário pode ser feito, se necessário, pela histopatologia. A citologia é usada para as infecções bacterianas e malassezia.

Quadro inicial (Fonte pessoal)

Quadro avançado

Terapêutica

   Primária: Muitas vezes, nenhuma terapêutica precisa ser feita no estágio inicial. Contudo, o shampoo de peróxido de benzoíla 2 ou 3% ou um a base de clorexidina, topicamente para lavagem dos folículos, pode ser usado para desalojar os comedões, e muitas vezes ajudam de forma preventiva a essa acne não piorar.

   Secundária: Infelizmente, dependendo da gravidade dos casos pode-se ser necessário utilizar algumas medicações tópicas mais fortes, assim como medicações sistêmicas (antibióticos e/ou antiinflamatórios), porém cabe ao médico veterinário de sua confiança entrar com o melhor protocolo, dependendo da gravidade das lesões e clínica geral do seu felino.

Prognóstico

   É bom para todas as formas, exceto as mais graves, embora exista tendência da doença ser recidivante. Quando utilizado tratamento mais agressivo por via oral e tópica, mesmo nas formas graves, o prognóstico também é bom.

Então é isso galera, espero que tenha esclarecido mais sobre o assunto pra vocês, e qualquer dúvida estarei a disposição! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário