Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Corpo Estranho Linear

Definição:

   É um corpo estranho gastrintestinal (GI) que possui um formato linear e pode se alojar no trato GI devido ao seu diâmetro ou composição, ou pode se alojar porque excede o comprimento de uma onda peristáltica (movimento intestinal), que é de cerca de 30cm. A maioria desses corpos estranhos são barbantes, linhas de costura, fitas ou enfeites de árvore de natal. Os materiais desse tipo frequentemente laceram a parede intestinal, resultando em peritonite bacteriana.

Diagnóstico:

Sinais clínicos - os gatos com ânsia ou vômitos repetidos por mais de 24h devem ser suspeitos de terem ingerido um corpo estranho linear. A dor abdominal ocorre em muitos gatos, especialmente se ocorrer perfuração do intestino e peritonite.

Exame da cavidade oral - alguns corpos estranhos lineares podem ficar presos ao redor da base da língua. Eles podem ser visualizados pela elevação da língua, pressionando-se o espaço intermandibular com os dedos.

Fonte: @veterinariartemis

Exames de Imagem - os corpos estranhos lineares finos frequentemente provocam o agrupamento ou pregueamento do intestino delgado. Já os corpos estranhos lineares espessos causam a obstrução sem o pregueamento típico. Estes últimos podem ser suspeitos nas radiografias ou ultrassonografias, mas são muito mais fáceis de serem detectados utilizando-se um contraste positivo. OBS: se houver perfuração intestinal, o bário é contraindicado; deve-se utilizar um contraste à base de iodo ou ioexol.

Raio x mostrando pregueamento de intestino.


Tratamento:

Cirurgia - é necessária para remover um corpo estranho linear. Pode requerer uma gastrotomia e múltiplas enterotomias. Contudo, uma técnica que requer apenas duas incisões de enterotomia pode ser utilizada em muitos gatos.

Antibióticos - como muito desses gatos apresentam perfuração intestinal, os antibióticos devem ser administrados antes e após a cirurgia. A lavagem peritoneal copiosa com líquidos isotônicos mornos deve ser feita antes do fechamento cirúrgico.

Observações importantes!!!

1) O tratamento sintomático do vômito só irá prolongar e piorar a condição.

2) Alguns gatos têm a propensão de brincar com linhas de costura, barbantes e fitas. Esses itens devem ser removidos do seu alcance para evitar a ingestão futura.

Prognóstico:

   É bom se a cirurgia for realizada antes de ocorrer peritonite bacteriana, mas se já houver peritonite, se torna reservado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário