Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

As linguagens dos Felinos (Parte 1)

   Muito mais sociável do que se acredita, o gato dispõe de instrumentos sutis e particularmente eficazes para se comunicar. Alguns deles, como a demarcação por odores, são inacessíveis ao homem. Outros, como a postura ou o ronronar, informam sobre as emoções ou as disposições do gato para quem sabe decifrá-los.

Diálogos entre gatos e homens:

   Segundo pesquisas, 85% dos donos de um gato falam com ele diariamente. Há raças mais tagarelas do que outras, os siameses são os campeões de todas as categorias. Certos gatos tendem a apreciar mais as carícias, enquanto outros preferem as atividades de jogo. Trata-se de temperamentos diferentes, que acentuam a importância da individualidade do gato. Observamos, entretanto, que o dono tem influência: reforçando, mais frequentemente de modo inconsciente, certos comportamentos ou desestimulando outros, que vão desaparecendo.

Uma questão de temperamento:

   Estudos relacionados a numerosos gatos permitiram identificar 3 categorias , cada uma dessas categorias corresponde a um tipo de caráter ligado às experiências precoces do filhote.

1) Vigilantes - Despertos e na defensiva, desconfiados, os gatos desse tipo não são inclinados a explorar um terreno que lhes é desconhecido e não se envolvem espontaneamente em interações com seus semelhantes.

2) Sociáveis - Eles privilegiam todos os comportamentos de contato e tomam a iniciativa disso. Esse tipo de gato confiante não é nem um gato agressivo e nem submisso.

3) Equilibrados - De temperamento intermediário, reagem de modo equilibrado a um gato sociável e a situações novas, mas raramente tomam a iniciativa de se comunicar.

Vocalizações muito convincentes:

   Ouvido acurado, capaz de discriminar 2 sons separados por um ângulo de cinco graus. O gato possui um repertório vocal composto de nove tipos de sons.

  • O miado, emitido com a boca aberta, vocalização de chamada;
  • O uivo, boca fechada, vocalização de cólera;
  • O rom-rom (mais explicações no quadro abaixo);
  • O rugido, vocalização surda emitida com a boca fechada, quando o gato hesita entre o medo e a cólera;
  • Vocalização de chamada do gato que, rolando, solicita insistentemente ou interroga seu dono;
  • O rosnado, que expulsa o ar violentamente, boca aberta, vocalização de intimidação (foto ao lato);
  • A cusparada, que corresponde a uma espécie de injúria, que escapa ao gato encolerizado, o qual expulsa brutalmente uma grande quantidade de ar da goela;
  • Estalos da mandíbula, quando percebe uma presa;
  • Vocalização curta, variante do uivo, específica do gato macho não castrado.
   O filhote dispõe de um repertório nitidamente mais limitado do que o adulto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário