Postagem em destaque

Como administrar medicações orais em gatos?

É muito comum ao levar seu pet no veterinário hoje, o mesmo precisar prescrever alguma medicação e ao chegar em casa, você perceber qu...

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Férias? Vai viajar? E o seu pet?

Os dois maiores dilemas da maioria dos tutores todo final de ano são:
1) O que fazer para amenizar o medo do meu pet em relação aos fogos de artifício?
2) E se eu decidir viajar, levo meu pet comigo ou onde seria melhor deixá-lo?


Para responder o primeiro questionamento é só dar uma olhada nas dicas do Felinews postadas no ano passado (link: https://felinews.blogspot.com.br/2016/12/sensibilidade-auditiva-dos-pets.html).
Já o segundo questionamento, será exatamente o que vamos discutir hoje!
Antes não haviam tantas opções quando se tratava de deixar o seu cão ou gato sob os cuidados de terceiros, já hoje podemos encontrar uma variedade de serviços disponíveis, porém deve-se considerar diversos fatores antes de escolher qual a melhor opção para você e principalmente para o seu pet.

Pontos importantes a se considerar

- Quanto tempo você vai passar fora?
- O seu pet é muito assustado ou se dá bem com outros animais/pessoas?
- As vacinas, vermifugação e ectoparasiticidas do seu pet estão atualizados?
- Seu animal tem algum problema de saúde ou precisa de algum cuidado especial (ração diferenciada, medicação, entre outros)?

Hotéis x Pet sitters

No caso de animais mais sociáveis e tranquilos, que tenham muita energia para se gastar e que sejam de grande porte (no caso de cães), vale a pena optar-se pelos hotéis. Em geral, são estabelecimentos que promovem atividades de rotina interessante para os animais, o que ajuda a diminuir o estresse e a saudade do dono. O ideal é realizar uma visita prévia ao local, conhecer o estabelecimento (atenção a higiene e segurança) e equipe de funcionários que estará responsável pelo seu pet durante a estadia. Deve-se ter a certeza de que o local só aceita animais com carteiras de vacinação atualizada, assim como vermifugação e controle de ectoparasitas também, evitando a transmissão de qualquer doença infecciosa entre os animais hospedados. Outra dica interessante seria levar objetos do animal (comedouros, cobertor, brinquedos, entre outros) para minimizar a mudança de ambiente.

Exemplo de hotel para gatos

Exemplo de hotel para cães

Já quando se trata de um animal não tão sociável e assustado, principalmente no caso de gatos, que tendem a sofrer mais impactos com mudanças (mesmo que temporárias) do que os cães, o ideal realmente seria ir em busca de uma pet sitter ou até mesmo de um amigo ou parente que se disponibilize a cuidar do seu pet em casa. No caso das pet sitters, vale a pena checar bem as referências da pessoa antes de contratá-la.
Para animais que ficam bem sozinhos e não precisam de nenhum cuidado especial, uma visita diária muitas vezes é suficiente. Se o seu pet também requer alguma atenção especial ou já é um animal mais idoso, mantê-lo em casa, em um ambiente confortável, sempre será a melhor opção, e mais de uma visita diária pode ser necessária. Lembre-se sempre de repassar todas as informações necessárias sobre hábitos e rotina do seu animal para quem for cuidar dele.

Viajando juntos


Se por outro lado, você optar por levar o seu pet junto, deve-se avaliar as regras, documentação e outras burocracias necessárias para a viagem, como ele responde a mudança de ambiente, clima, sedação (se necessária), transporte, etc. Seja de avião, ônibus, carro, navio ou qualquer outro transporte, além da carteira de vacinação e atestado de saúde, deve-se investigar as normas de cada companhia para transporte de animais. Porém sabe-se que animais em estado de saúde delicado NÃO devem ser transportados (fêmeas prenhes, idosos, portadores de doenças cardiorrespiratórias ou neurológicas). Planeje o itinerário de sua viagem de acordo com o tempo de duração da mesma, suas necessidades e necessidades do seu animal. Além disso, sempre certifique-se de que o local de destino possui clínicas veterinárias disponíveis em caso de alguma emergência. Dessa forma, você e seu companheiro podem aproveitar as férias da melhor forma possível!!!

Espero que gostem das dicas e não deixem de acompanhar também o insta do blog @felinewsblog para mais dicas e curiosidades.;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário